terça-feira, 30 de outubro de 2012

ROTARY, UMA PAUSA PARA CONFRATERNIZAR


Ontem, 29, fui alvo de uma homenagem, juntamente com outros ex-presidentes, no Rotary Clube de Santiago. Confesso que a emoção e a alegria caminharam juntas na ocasião do jantar festivo, oferecido aos presentes. Fui rotariano nos anos 70, jovem, recém empossado no cargo de agente conservacionista da Secretaria Estadual da Agricultura, em Santiago. Encontrei no Rotary uma das primeiras instituições a me acolher como profissional e, dessa forma, contribuir decisivamente para minha inserção na vida da comunidade de Santiago. Sou profundamente grato e reconhecido ao Rotary Clube, pela importante contribuição que proporcionou ao meu trabalho profissional e integração social como membro da comunidade de Santiago, pois não sendo filho desta terra, escolhi-a para viver e construir meu projeto de vida.

Ao receber o convite, de Zair Pessota, atual presidente e de Vimar Medeiros e de sua esposa, Cláudia, responsáveis pela avenida de Serviços Internos, para participar do jantar festivo, olhei para o retrovisor da história, a fim de recolher algumas lembranças e imagens que a memória ainda não apagou. Lembranças da convivência semanal e fraterna com um grupo de profissionais multidiciplinares e representativos dos diversos segmentos da comunidade de Santiago, dos jantares saborosos na Casa da Amizade, dos debates políticos, sempre em nível elevado, dos embates futebolisticos, estes, sempre com alto grau de exacerbação e dos temas formais que justificam o papel, a existência e a relevância social do organismo Rotary Internacional, além da emoção ao recordar, com saudade, de companheiros e amigos que não mais estão no nosso meio.

Foi muito bom perceber que o Rotary Internacional reconheceu a igualdade de gênero no quadro social e que o clube de Santiago teve, na Marilena Caetano Faccin, sua primeira presidente e também, a atual dirigente é, igualmente, uma extraordinária mulher, Zair Germana Machado Pessota, ambas merecedoras do meu carinho, afeto e grande admiração, pois são líderes competentes, sensíveis e solidárias. Somos ligados por sólidas relações familiares de amizade e companherismo.


Encontrei no túnel do tempo uma foto que revela e simboliza a permanente preocupação do Rotary Clube em reconhecer e valorar o trabalho de seus ex-dirigentes. Uma foto, nos anos, acho que 1977 ou 1978, não tenho certeza da data, em que, muito jovem, fui escalado para falar em homenagem aos ex-presidentes, na inauguração da Galeria que imortalizou, na entidade, aqueles homens que dedicaram seu tempo e trabalho brilhante em benefício da nossa comunidade.


As fotos mostram saudosos companheiros de grande valor, como Olgy Aquino Krebs, Guiray Pozzo, Rubem Araújo, Emílio Leitemperger e a sempre simpática presença do colunista social, Mister White.

A noite reservou outros belos momentos, com a premiação de três estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais que participaram do concurso de redação sobre Ética, promoção já tradicional no Rotary Clube de Santiago, num momento singular da vida brasileira, em que há esforço coletivo para que os cidadãos voltem a praticar os valores éticos que devem permear as ações de uma sociedade civilizada.   

Nenhum comentário: